+

Notícias

EAJORE 2019

Categories: EJNS Nacional

EAJORE – Encontro Anual de Jovens Responsáveis

O EAJORE é o evento que se realiza no início de cada ano para formação dos jovens equipistas que assumem funções nas equipes de base (Responsáveis, Vice-Responsáveis, Tesoureiros e Sociais), além dos Casais Acompanhadores e Conselheiros Espirituais.

Por meio de partilhas de experiências e ideias, o Encontro busca entusiasmar os jovens que estarão à frente das Equipes de Base ao longo do ano. Os documentos das EJNS também compõem uma parte importante do EAJORE, já que eles são orientadores e auxiliam o movimento a viver em unidade.

Todos os anos, um tema é escolhido na Reunião da Equipe de Animação Nacional (REAN) que antecede o Encontro para orientar a espiritualidade dos jovens durante esse momento. Neste ano de 2019, o tema foi: Alegrai-vos e exultai (MT 5,12). O intuito foi introduzir aos nossos jovens responsáveis o Temário 2019, cujo tema é “O Caminho da Santidade: O legado dos Santos”, inspirado na Exortação Apostólica Gaudete et Exsultate, do Santo Padre Francisco sobre o chamado à santidade.

O Colegiado Nacional, em sua carta orientadora para o EAJORE, anima os jovens, escrevendo: “Queridos equipistas, «Alegrai-vos e Exultai» a Santidade é para todos.[…] O Senhor nos convida a sermos decididos e sedentos por uma vida de santidade”.

Desta forma, inspirados pelo Espírito Santo de Deus, nos primeiros dois meses desse ano, o nosso movimento vivenciou com alegria e entusiasmo os diversos EAJORES espalhados pelo Brasil, preparados com muito zelo pelos Setores com o auxílio dos Regionais. Troca de experiências, orações, missas, terços, momentos marianos, partilhas, são exemplos do que o nosso movimento já experimentou neste início de ano. Assim, esperamos que os EAJOREs sejam o insumo para uma caminhada santa e cristã de nossas equipes de base ao longo do ano.

Veja como foram os EAJOREs 2019 em todo o Brasil e os comentários de alguns Responsáveis:

Regional I

Setores Curitiba e Pederneiras (17/2)

Encontro muito proveitoso, com reforço dos documentos. Nossos jovens estão preparados para guiar as equipes nesse ano que se inicia.

Setor Bauru (23/2)

O encontro foi cheio de espiritualidade e formação.

Regional II

Setor São Paulo (2/2)

O Encontro contou com a palestra do responsável de setor sobre os documentos, palestra do Padre César sobre a Gaudete et exsultate, dinâmicas e encerrando com a Santa Missa.

Setor Pouso Alegre (10/2)

O encontro foi marcado por muita emoção e aprendizado. Além disso, foi evidente a entrega de todos para esse momento, contando com a doação dos jovens de litros de leite para as crianças da escola onde ocorreu o encontro, ajuda dos casais na cozinha e os ensinamentos do Padre Claudinei.


Regional III

Setor Aparecida, Itabaiana, Aracaju e Expansão Salvador (10/2)

Celebrou a unidade com a participação de três setores e uma expansão. Pode-se perceber o clamor a santidade que Cristo vem fazendo para a juventude.

Setor Arapiraca

Com o tema “Alegrai-vos e Exultai (Mt 5, 12)”, rezamos para que nossos equipistas com funções pudessem iniciar um ano iluminado e com força total em suas equipes de base. Pedimos também a intercessão de Maria, nossa mãe, junto a Deus Pai e ao seu filho Jesus Cristo, para que cada vez mais as EJNS sejam sinal de graças, bênçãos e milagres na vida dos jovens, a fim de avivar e renovar cada vez mais nossa Santa Igreja. “Deus capacita os escolhidos!”


Regional IV

Setores Brasília (A, B, C, D e E), Goiânia e Uruaçu (2, 9 e 10/2)

Os EAJOREa da Regional IV foram momentos maravilhosos e de grande aprendizado, ensinamentos e partilhas engrandecedoras. Começamos o ano entregando a Nossa Senhora nossas equipes de base e o nosso movimento.


Regional V

Setor Niterói e São Gonçalo

Caracterizado como simplesmente “fantástico” pelos jovens presentes, o EAJORE desses setores teve a oportunidade de proporcionar crescimento espiritual, troca de vivências, conselhos, dinâmicas, palestras inspiradoras e uma ótima comida!

Setor Teresópolis e Expansão Piabetá

O EAJORE do Setor Teresópolis e da Expansão Piabetá foi repleto de benções e partilhas.

Setor Rio A

O encontro teve palestra sobre as Virtudes Marianas, com direito a estudos de cases.

Setor Rio B

Apesar de ser o primeiro ano de após a multiplicação do setor Rio, o encontro anual foi de grande proveito para todos os jovens, com direito a adoração e Santa Missa.


Regional VI

Setores São Luís, Caicó, Natal, Fortaleza, Parelhas e Expansões Ouro Branco e Mossoró (20 e 27/1 e 2,310 e 16/2)

Os EAJOREs nestes setores e expansões foram repletos de alegria, com partilhas de conhecimentos e experiências.

Regional VII

Setor Campina Grande e Expansões Pocinhos e João Pessoa (26 e 27/1)

Tiveram momentos de louvor, oração, dinâmicas, partilhas, Santa Missa e reunião para traçar metas. A caridade ficou por conta dos jovens que ajudaram as crianças da Casa Dr. João Moura com a doação de matérias de higiene.

Setor Barreiros A e B (26 e 27/1)

Com um luau repleto de espiritualidade, iniciou-se o EAJORE desses setores. No Segundo dia, jovens e casais trocaram experiência e ideias. Também aconteceram momentos de partilhas com o conselheiro espiritual.

Setor Recife (3/2)

Iniciando-se com a Santa Missa, o EAJORE teve momentos de espiritualidade, trocas de ideias e experiências e um Momento a Maria.

Setor Palmares (9 e 10/2)

Com a oração do Santo Terço, orações, Momento a Maria, Missa Mensal, partilhas, o EAJORE teve até uma informal com forró arrasta pé.


Regional VIII

Setor Manaus (9 e 10/2)

Houve muito entrosamento entre os novos responsáveis com o setor. A jovem comunicação do setor passou a importância da comunicação para o crescimento das EJNS.

Setor Belém e Expansão Castanhal (10/2)

O encontro foi uma oportunidade para aprendizado e interação entre todos os participantes, com uma programação para esclarecimentos de dúvidas relacionadas às funções, ao PPP e ao movimento.

Setor Palmas (16/2)

O encontro foi bem produtivo, pois os equipistas responsáveis e os casais acompanhadores tiraram suas dúvidas relacionadas aos documentos e movimento. A responsável regional participou e partilhou sua experiência e exemplos.

Deixe uma resposta