+

Notícias

Quaresma

Categories: EJNS Nacional,Espiritualidade

Precisamos estar voltados continuamente para a Páscoa

A Quaresma é um tempo de recolhimento e de preparar nossos corações para viver a Semana Santa, Morte e Ressurreição de Cristo. Com este tempo litúrgico, a Igreja nos convida a rever até que ponto a nossa vida de cristão corresponde àquilo que Nosso Senhor nos pede.
É neste contexto que a penitência e o jejum entram, pois são formas de nos educar e aprender a dominar nossas inclinações para o pecado. A penitência é “uma reorientação radical de toda a vida, um retorno, uma conversão para Deus de todo o nosso coração” (cf. Catecismo da Igreja Católica, parágrafo 1431).
Vale ressaltar que a penitência verdadeira é aquela que nos aproxima do que Cristo nos pede. Por exemplo, se formos fazer uma penitência de ficar sem redes sociais, poderíamos usar o tempo que estaríamos no Whatsapp para fazermos uma oração ou sermos presença na vida de alguém, como gesto de caridade.

Campanha da fraternidade

É importante lembrarmos também que com o início da Quaresma, na Quarta-feira de Cinzas, dá-se também o início da Campanha da Fraternidade. Este ano o tema é: “Fraternidade e políticas públicas” e o lema é “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1,27).
Assim o Santo Papa afirma: “Os cristãos devem buscar uma participação mais ativa na sociedade como forma concreta de amor ao próximo, que permita a construção de uma cultura fraterna baseada no direito e na justiça”.

Que nós equipistas possamos aproveitar esse tempo propício à conversão e voltar nossos corações a Deus, tirando de nossas vidas tudo aquilo que nos afasta da presença dEle. Pedimos também a interseção de Nossa Senhora, para que ela possa nos guiar neste caminho rumo ao Reino dos Céus.

Vejam o recado que o Pe. Thiago (Conselheiro do Secretariado Nacional) preparou para nós.

Deixe uma resposta